Criar um Site Grátis Fantástico

COMO PREPARAR OS ALIMENTOS

COMO PREPARAR OS ALIMENTOS


ARROZ INTEGRAL, TRIGO, AVEIA, CEVADINHA:

Coloque numa panela uma pequena porção de água, e após 2 xic de arroz, ou trigo ou cevadinha. Quando iniciar a fervura, coloque a água fora, lentamente, sem mexer muito o cereal. Em seguida acrescente 3 1/2 xíc de água e leve so fogo. Quando começar a ferver coloque o sal marinho. Cozinhe em fogo baixo.

     Obs: Se deixado de molho à noite, irá cozinhar mais rápido. Também podem ser feitos na panela de pressão: são duas partes de água para cada cereal, deixe ferver, coloque o sal, feche a panela e deixe 5 minutos em fogo alto e 20 minutos em fogo baixo. Nunca mexa com colher nenhum cereal, não é necessário mexer ou fritar no óleo.

Painço, trigo mourisco e outros:

     O ideal é deixar de molho à noite. Para cada parte de cereal coloque 2 partes de água. Estes cozinham super rápido, e podem ser refogados com algum temperinho para incrementar, após o cozimento.

Arroz integral socado:

     Colocar no liquidificador 2 copos de arroz integral e bater no pulsar rápido, diversas vezes. Evite quebrar o grão, o objetivo e fazer cortes leves nos grãos. Colocar na panela de pressão com 2 copos de água e deixe ferver acrescentando o sal a gosto. Iniciar o cozimento com fogo brando, quando a válvula começar a chiar esperar 5 minutos e baixar o fogo, deixando ainda 20 minutos.

Arroz carreteiro:

     Prepare o arroz à parte como na receita  inicial dos cereais. À parte prepare alguns legumes como: cenoura, milho verde, ervilhas frescas e proteína de soja, já hidratada. Dourar uma cebola cortada em rodelas ou 2 dentes de alho amassados, com duas colheres das de sopa de milho e algumas folhinhas de manjerona, em seguida acrescente 2 colheres (sopa) de colorau, junte as verduras e legumes selecionados e a proteína, Deixe refogar por alguns minutos e junte ao arroz que já deve estar fervendo com sal marinho. Cozinhe em fogo baixo, no final acrescente gotas de shoyo e salsinha.

Canjas:

     Aqueça a porção de 2 colheres de sopa de óleo de milho, em seguida coloque 1/2 cebola pequena em rodelas. quando estiver dourada, coloque o cereal 6 partes de água, acrescente sal marinho a gosto. Deixe cozinhar por uma hora, mais ou menos, se for necessário acrescente mais água. Sirva com gotas de azeite de oliva, limão e salsinha picada.

Creme de arroz:

     Coloque de molho por 24 horas um  copo de arroz intwgral com cinco copos de água. Conservar no refrigerador. Após as 24 horas bater no liquidificador por alguns minutos até moer bem. Passe no coador e cozinhe em fogo forte, mexendo sempre etá engrossar. Depois deixe sobre uma chapa em fogo brando no mínimo uma hora.

- Se cozinhar por várias horas o creme ficará melhor;

- Se deixar de molho por 48 horas, também;

- Se desejar um creme mais consistente ou mais líquido, basta mudar a quantidade de água;

- Este creme pode ser usado no desjejum;

- Pode acrescentar coco ralado no cozimento e servir em sobremesas de frutas em caldas, como creme complementar.

Arroz Integral à grega:

Cozinhe 2 xíc de arroz integral cateto como na receita inicial doa cereais. À parte  reserve passa de uva, castanhas picadas, cenoura picada e cozida, ervilhas levemente cozidas, maçã picada e salsa.

Eventualmente pode substituir a castanha por nozes, cenoura por milho, acrescente bardana e outros. Pode ser servido frio em coquetéis, festas de fim de ano e outras ocasiões.

 Arroz ao forno:

Junte à 2 xic de arroz cateto cozido, salsinha picada, cebolinha verde picada, castanha picada e passas de uva e maionese de cenoura. Coloque a mistura em uma forma refratária previamente untada, cubra com molho vermelho e castanha ralada. Leve ao forno por 15 min.

Pipoca de arroz:

Numa panela seca coloque 1/2 xia de arroz integral, uma pitada de sal marinho e deixe tostar, mexendo sempre. O arroz deve quase estourar como uma pipoca, e quase estará pronto. Muito utilizado em dietas, para os intervalos quando se sente fome. Tem efeito laxante.

Bolinho de arroz:

Amasse com a mão, uma porção de arroz integral cozido, acrescente salsinha, cebolinha verde. Molde os bolinhos com as maõs e asse em forno médio por alguns minutos.

Variação: Pincele numa frigideira com óleo de milho e doure os bolinhos. Ótimo para lanches, não é necessário colocar farinha.

Bolinho de cevada:

Junte à uma porção de cevada, já cozida, salsinha, cebolinha verde, manjerona, um pouco de farinha de trigo integral para dar liga, sal marinho e fermento químico para bolo. A massa deve ficar conscistente, molde os bolinhos com as maõs e asse no forno.

Enjadra:

Este é um prato arabe de arroz com lentilha. Numa panela com água coloque 1xic de arroz integral aguilhinha e 1/2 xic de lentilha, escorra e acrescente 3 xíc de água, leve ao fogo, quando ferver acrescente sal marinho à gosto. á parte pique uma cebola grande, doure em 4 colheres (sopa) de óleo de milho e no final acrescente 4 colheres de shoyo. Arrume o arroz com lentilha em uma travessa, decore com folhas de alface, cubra com molho de cebola e salsinha picada.

Burgol ao forno:

Deixe de molho em água quente com sal marinho, por 30 min, 1 xic de burgol (triguinho  quebrado). Após acrescente salsinha, ceboliha verde, gotas de limão, gotas de shoyo. À parte doure um dente de alho, acrescente 2 colheres de colorau, milho verde, cenoura, sal marinho, sálvia e proteína de soja já hidratada, um pouco de água e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e coloque numa forma previamente untada, cubra com  creme de milho e leve ao forno por 15 min.

 

Cereais para os baixinhos:

Sempre cozinhe o cereal umas duas vezes mais que o normal. Para eles evite o excesso de cereal, pois ele concentra muita energia, é muito YANG (concentrado), e como o seu bebê está em fase de crescimento não deve ingerir muitos alimentos que contraem e sim os que expandem (YIN). Evite principalmente o arroz integral pois sua polaridade desintoxicante prejudica o crescimento, quando usado em excesso. Para eles o ideal é arroz moti.

 

Leite de cereais:

Este é o alimento mais completo, e se assemelha muito ao leite da mãe.

Para dias quentes: Use ½ xíc de arroz moti, ½ xíc de arroz cateto e duas colheres (sopa) de semente de gergelim. Toste os grãos, moa no liquidificador ou moedor, acrescente 2 lt de água e cozinhe durante duas horas em fogo baixo. Após côar e está pronto para servir. Deixar reservado no refrigerados. Consumir no máximo em três dias.

Para dias frio: ½ xíc de trigo, duas colheres de trigo mourisco e duas colheres de semente de gergelim. Para preparar, siga as instruções anteriores.

 

Gersal:

Deve ser sempre servido com os cereais, ajuda na digestão, alcaliniza o sangue. Toste uma porção de sal marinho. À parte, toste 20 porções de gergelim. Em seguida, junte os dois e moa rapidamente no liquidificador.

 

Caldo missô:

É ótimo para limpeza do sangue quando sua coloração for clara, e quando escura é bom para limpeza do pulmão. É o único alimento que tem a propriedade de eliminar elementos químicos do organismo, provenientes de remédios, etc e mais, tem a capacidade de eliminar elementos radioativos.

Dissolva a quantia de uma colher de sobremesa de missô em um copo de água quente, mexa bem. Pode acrescentar pedacinhos de tofú e temperinho verde, também pode acompanhar com fatia s de pão integral.

 

Sopa de Cereal:

Numa panela junte 2 xíc de cereal já cozido, 4 xíc de água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 30 min. Após junte todos os legumes e verduras que tiver em casa, cortados em pedaços grandes. Primeiro coloque os mais duros, após alguns minutos coloque o restante. Deixe cozinhar por mais 20 min, doure um pouco de cebolinha verde e acrescente à sopa, salpique noz moscada e salsinha. Ideal para dias frios. Sirva com torradinhas de pão integral.

 

Leguminosas (fijões)

São ótimos para o inverno, no verão devem ser usados em pequenas quantidades e não todos os dias. De preferência use sempre os mais claros que são de fácil digestão. Todos são ricos em proteína e ferro.

 

Feijão três águas:

Escolha a porção de 2 xic de feijão preto, na noite anterior lave em água corrente e coloque de molho. Pela manhã troque a água e coloque a ferver por 5 minutos, escorra e acrescente nova água. Assim você estará retirando a acidez do feifão. Troque mais uma vez e pode deixar cozinhar normalmente, acrescentando sal marinho a gosto e louro, no final coloque os temperos desejados (manjerona, cebola ou alho, orégano e outros)

 

Feijoada:

Primeiro faça o processo inicial da receita anterior. Na ultima água coloque milho verde com a espiga, cortado em rodelas, moranga cortada em cubos, batata inhame cortada em pedaços grandes, uma colher (café) de gengibre ralado. Louro, manjerona, sal marinho, cenoura, pedaços de ágüe (queijo de soja frito), feche a pressão deixando cozinhar por 30 minutos aproximadamente. No final coloque 1 cebola picada, dourada em um pouco de óleo de milho, tempero verde e cominho. Sirva com uma farofa e complementos leves, como frutas e saladas.

 

Feijões de cor:

Escolha a porção de 2 xic de um feijão de cor, lave em água corrente e deixe de molho por 4 horas no mínimo, cobrindo-o com 3 dedos de água. Após leve ao fogo, quando ferver acrescente sal marinho a gosto e folha de louro, feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 30 min aproximadamente. Após tempere com cebola ou alho e tempero verde.

 

Lentilha:

Escolha a porção de 2 xic de lentilha, lave em água corrente. Acrescente 4 xic de água e leve ao fogo, quando ferver coloque sal marinho a gosto e feche a panela de pressão, deixando cozinhar por 15 min aproximadamente. Após tempere comcebola ou alho e tempero verde.

 

Feijão azuki:

A forma de preparar é a mesma do feijão de cor.

 

Grão de bico:

Por uma xis de grão de bico numa panela com água quente e deixar ferver por 5 min. Desligar e deixar esfriar um pouco retirando a película do grão de bico. Coloque-o juntamente com 3 xic (chá) de água, sal marinho e cozinhe bem, até reduzir à metade de água. Se for necessário adicione mais água, porem quente. Se quiser cozimento mais rápido use a panela de pressão. Após temperar à gosto.

 

Creme de ervilha:

Mesmo procedimento da receita de lentilha. Esta é ideal para servir no inverno.

 

Farofa:

Doure uma cebola picada em 2 colheres (sopa) de óleo de milho. Acrescentando sal marinho e farinha de mandioca, mexa até ficar dourado. Após pode acrescentar passas de uv, maça picada e salsinha.

Obs: se o tempero que você usou no feijão foi alho, substitua a cebola pelo alho.

Legumes, verduras e raízes:

São ótimos quando usados equilibradamente (em pouca quantidade). Nosso organismo não absorve mais que uma colher de verde  nem mais de 1/4 de cenoura, por refeição. Tudo que ingerimos a mais é sobra, significa energia desperdiçada, pois nosso organismo terá que digerir e eliminar.

Brócolis refogado:

Lave em água corrente um molho de brócolis, separe as folhas, as flores e os talos; doure meia cebola cortada em rodelas ou dois dentes de alho com 2 colheres (sopa) de óleo de milho, acrescente sal marinho a gosto e coloque os talos picados, deixe-os refogar por 5 min, após acrescente as flores e em seguida as folhas. Deixe refogando por mais 2 min e pode servir.

 

Brócolis no vapor:

 

 

 

Faça o procedimento inicial da receita anterior. Aqueça um pouco de água em uma panela, molhe o brócolis com salmoura numa peneira já apropriada para colocar no vapor. Quando a água estiver fervendo coloque a peneira com o brócolis sobre a panela e vá mexendo durante 5 mim aproximadamente, e esta pronto para servir.

 

Obs: O mesmo pode ser feito com qualquer outra verdura.

 

 

 

Couve manteiga com farofa:

 

 Lave algumas folhas de couve manteiga, corte-as de forma bem fina, após refogue em 2 colheres de óleo de milho já aquecido, com uma pitada de sal marinho. À parte doure um pouco de farinha da mandioca e cubra a couve já refogada.

 

 

 

Moranga Okaido Caramelada;

 

 

 

Corte ½ moranga em pedaços triangulares e dê uma leve fervida com 1 colher de açúcar mascavo, após, coloque numa forma, salpique açúcar mascavo e canela por cima, deixando assar em fogo médio por 30 minutos. Se achar necessário pode assar por mais tempo.

 

 

 

Nituke colorido:

 

 

 

Junte as raízes e legumes que tiver no refrigerados. Corte cada um de forma diferente e separadamente, deixe-os à parte.

 

Refogue uma cebola, cortada em rodelas. Após, vá colocando sobre a cebola, as raízes e os legumes em camadas. A cada camada salpique uma pitada de sal. Mantenha a panela com tampa, em fogo baixo. Se achar necessário acrescente o mínimo de água. Dê preferência, deixar mais no vapor.

 

 

 

Nituke de raízes:

 

 

 

Corte 1 porção de nabo em fatias diagonais, outra porção de rabanete em rodelas,  1 porção de cenoura com corte “apontando lápis”, por último 1 porção de batata doce cortada em fatias diagonais. À parte coloque em uma panela 2 colheres de óleo de milho e distribua  as raízes em camadas, e a cada camada salpique uma pitada de sal marinho, cubra as raízes com mais 2 colheres de óleo de milho, tampe a panela e deixe em fogo baixo, não é necessário mexer ou colocar água.

 

 

 

Rabanete com farofa:

 

 

 

Lave um molho de rabanetes com uma escova, corte as pontinhas e deixe-os refogar, mexendo sempre. Quando o rabanete estiver macio, desligue o fogo, coloque a farinha previamente dourada e tempero verde.

 

 

 

Bardana com farofa:

 

 

 

Lave a bardana e deixe-as refogar, mexendo sempre. Quando a bardana estiver macia, desligue o fogo, coloque a farinha previamente dourada e tempero verde

 

Bardana refogada: 

A bardana  não deve ser descascada e sim escovada. Corte em diagonal começando pelas pontas opostas às ramas. À parte doure um dente de alho em um pouco de óleo de milho, acrescente sal e a bardana. Deixe refogar até ficar bem macia, se necessário acrescente o