É preciso saber viver
Dicas
Para fazer um bom refogado, doure antes a cebola ou o alho, ou outro tempero que for usar, conforme pedir a receita, mas não deixe escurecer, pois perdem muito do seu sabor, e o óleo deve estar aquecido. Após adicione o alimento escolhido e mexa com uma colher de pau ou de plástico até que toda mistura seja envolvida pelo óleo. Todo refogado deve ficar úmido.
O alho quando usado em refogados deve ser socado com sal marinho.
Nunca misture na mesma refeição o alho e a cebola, pois quando usados juntos causam dilatação nos vasos intestinais (hemorróidas).
Use sempre óleo de milho, ou de girassol, ou canola, são mais digestivos. No prato acrescente gotas de azeite de oliva ou óleo de gergelim, para facilitar a digestão. Lembrando que os dois últimos nunca devem ser aquecidos.
As raizes e legumes podem ser cortadas em rodelas, na diagonal, em palitos, sempre começando o corte pelas pontas opostas às ramas, acompanhando a linha das fibras.
Às raizes se acrescenta pequenas quantidades de água até que estejam macias e úmidas, quase secas.
Os legumes e as raizes que possuem casca tenra ( cenoura, por exemplo) não é necessário descascar, apenas esfregados com escova de cerdas firmes.
Não é necessário adição de água ao se refogar verduras de folhas, uma vez que a folha expele liquido quando se acrescenta o sal e também pelo calor do fogo.
Para preparar a proteína de soja é necessário, antes, hidratá-la bem com água quente, por duas horas no mínimo, após, retirar a água espremendo bem a proteina até que fique bem seca, eliminando grande parte de sua acidez. Esta acidez é o fator descalcificante dos ossos. Por esse motivo devemos usar a soja não fermentada, no máximo três vezes por semana, evitando assim problemas futuros. Se você tem uma alimentação equilibrada não precisa se preocupar.
- Use somente panelas de inox, vidro ou ágata, pois as de alumínio e ferro são muito prejudiciais; soltam metal nos alimentos provocando acidez no sangue, além desses elementos se fixarem em nosso corpo.
- Os utensilios de cozinha devem estar sempre em bom estado. Quando uma colher de pau estiver soltando farpas de madeira, é hora de comprar uma nova, ou optar pelas de plástico.
- Quando fizer frituras, que deve ser raramente, coloque um pedaço de gengibre no óleo para evitar saturação, e para compensar a fritura sirva uma saladinha de nabo ralado com gotas de limão, ele ajudará na digestão das gorduras.
- O sal marinho deve ser sempre diluido em água quente, nunca devendo-se ingerir sal inatura, pois este não se dissolve dentro do nosso corpo, assim ele se instalará em alguma parte, atrairá umidade, líquido e toxinas. Ex.: problemas nos joelhos, na cervical, no coração
- O missô e o shoyo, não devem ser aquecidos ou fervidos, pois assim perdem suas propriedades. Sempre coloque após desligar o fogo. Eles não substituem o sal marinho.
- As algas marinhas que tiverem textura elástica não devem ser ingeridas, apenas cozidas com alimentos, pois são muito indigestas. Ex.: Kombu.
- Evite ingerir tomate, beringela, pepino, pimentão e pimenta, pois estes recebem grandes quantidades de agrotóxico no momento do plantio.
- Para substituir o tomate use colorau, é semente de urucum moída. Ótima para bronzear.
- Os ovos são uma concentração de toxinas da galinha. Na verdade é a menstruação da galinha, o óvulo não fecundado e as toxinas eliminadas pela limpeza de seu corpo. Portanto elimine-os de seu cardápio.
- Elimine também carnes de gado, de galinha, de paixe e de porco, e consequentemente os seus derivados. São alimentos mortos, geradores de grandes quantidades de toxinas no nosso corpo. Equilibrando sua alimentação, eles se tornam totalmente dispensáveis.
Os maiores responsáveis pelo acumulo de gordura nos vasos e no sangue, são os laticínios e todos os seus derivados, também são totalmente dispensáveis. O homem é o único animal que continua "mamando" depois de adulto, ou seja, bebendo leite e derivados, e ainda de outra raça, o que é pior. Observe a natureza e jamais encontrarás tal atrocidade entro os animais irracionais.
Procure evitar frutas cítricas como: Laranja (exceção da laranja do céu), bergamota, abacaxi, kiwi e uva preta. Elas geram muita acidez no sangue, o que gera dores, problemas de articulações etc.
- O acúcar branco é o responsável pela maior parte das doenças da humanidade, e se observar, quase que a totalidade dos produtos industrializados, contém uma dose de açúcar, muitas vezes até desnecessária. O motivo é que o açúcar é viciante, ou seja, garante o consumo do produto. Leia os ingredientes quando for comprar um produto.
- Evite também embutidos, vinagres de qualquer tipo, tudo que for químico e transformado demais.