Saladas
Batatonese:
Pode ser feita com batata cará, batata doce, aipim. Cozinhe a batata escolhida com água e sal. À parte prepare a maionese. Após, corte as batatas em cubos e misture com a maionese. Sirva em travessa, sempre decorando o prato.
Maionese de abobrinha italiana:
Lave a abobrinha e corte em cubos, em seguida dê uma rápida escaldada nela, em água fervendo com sal marinho. Após acrescente a maionese de tofú conforme receitas anteriores.
Maionese de massa:
Cozinhe a massa com água e sal marinho, de preferência do tipo parafuso. Escorra e misture com a maionese escolhida. Sirva em travessa decorada com folhas verdes, azeitonas e pedaços de laranja do céu.
Salada de trigo:
Junte e trigo, já cozido com sal marinho, a maionese desejada. Acrescente gotas de limão, azeite de oliva, tempero verde, passas de uva e maçã picada. Sirva numa saladeira decorando com folhas verdes.
Salada Waldorf:
Pique ramos de aipo (salsão), junte 3 maçãs cortadas em cubos, 2 laranjas do céu também picadas, 50 gr de nozes, gotas de azeite de oliva, limão, shoyo e maionese de cenoura ou soja.
Picles:
Pode ser feito com rabanete, cenoura, repolho, nabo, etc. lave a raiz ou verdura que escolheu, coloque em um vidro previamente esterilizado, acrescentando a porção de ½ colher (sopa) de sal marinho e feche-o, após 5 dias, aproximadamente, já estará bem curtido e pronto para servir. Dê uma sacudida no vidro todos os dias.
Obs: Os picles ativam a digestão, por isso devem ser ingeridos durante as refeições. São ótimos para organismos cansados e convalescentes, eram usados pelos militares em campos de guerra pelo seu poder de restabelecimento do corpo.
Salada de repolho com maçã:
Pique 1/3 de repolho, bem fino, junte 1 maçã picada e 50 gr de castanha ralada. Tempere com limão e óleo de milho. Sirva em travessa decorada com frutas.
Salada de kabu:
Pegue dois nabos redondos ( também conhecidos como kabu) ou nabo branco comprido, corte em rodelas bem finas, deixe descansar no sal para sair o sabor picante, por 2 horas mais ou menos. Corte uma cenoura também em rodelas finas e escalde rapidamente. Corte 1 maçã verde (ácida) em quatro gomos, tire a semente e corte os gomos em fatias finas, molhe em salmoura com limão para não oxidar. Passe os nabos em água corrente e esprema-os, junte a maçã, a cenoura e tempere com salsinha picada, shoyo, limão e óleo de gergelim.
Agrião escaldado:
Coloque uma panela grande com bastante água em fogo forte. Quando ferver acrescente sal. Segure o agrião pelas folhas e escalde os talos, depois mergulhe as folhas. Após um minuto, retire da panela e espalhe rapidamente em um prato para esfriar, assim não irá escurecer. Depois de frio, retirar o excesso de água. Temperar com limão, shoyo e salpique sementes de gergelim tostadas.
Obs: O mesmo pode ser feito com brócolis.
Salada tropical:
Corte uma cebola em rodelas bem finas e deixe descansar no sal marinho. Corte 1 maçã em cubos e deixe de molho na água com limão. Corte nabo em rodelas bem finas e deixe descansar com gotas de limão. Rale algumas castanhas, junte algumas passas de uva. Após lave a cebola em água corrente, junte o nabo e os demais ingredientes. Tempere com limão, azeite de oliva e salsinha. Decore o prato com folhas de alface, azeitonas, rodelas de laranja do céu e limão.
Rabanete com maçã:
Corte 200 gramas de rabanete em rodelas e deixe descansar no sal marinho por 30 minutos, após lave, em água corrente e esprema. Corte ½ maçã verde em fatias pequenas e finas, junte os dois e tempere com limão e azeite de oliva.
Cebola russa:
Corte 2 cebolas em rodelas e deixe descansar no sal por duas horas, após lave e escorra bem. Tempere com limão, azeite de oliva e acrescente farinha de mandioca tostada.
Salada de feijão branco:
Cozinhe o feijão com água e sal marinho. Quando estiver bem macio, escorra e deixe esfriar um pouco. Após acrescente ½ dente de alho bem picadinho, tempero verde e uma cenoura cozida, bem picadinha. Tempere com limão, shoyo e óleo de gergelim.
Obs: Esta salada também pode ser feita com grão de bico.
Cebola assada:
Descasque mini cebolas, acrescente sal marinho, limão e óleo de milho. Coloque em forma untada e leve ao forno, pré-aquecido, por mais ou menos 30 minutos. Pode ser feito em espetinhos de madeira.
Salada mista:
Numa travessa, coloque folhas de alface na volta, alguns pedaços de couve-flor cozida com água e sal marinho, cenoura ralada, repolho roxo cortado bem fino, rodelas de cebola previamente escaldadas, picles de rabanete ou nabo e salsa. Coloque todos os ingredientes de forma harmoniosa e decorativa.